Como criar um arquivo .htaccess padrão no WordPress

WordPress de fato o líder quando o assunto é sistemas de blog. Geralmente quando se refere a sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). o forte do WordPress é o seu gerenciamento de blog. Observando a sua popularidade, a maioria dos desenvolvedores de web entrarão em contato com o WordPress pelo menos alguma vez em suas carreiras, se já não entraram. No entanto um detalhe em comum por parte dos desenvolvedores é o arquivo .htaccess no pacote WordPress. No tutorial de hoje vamos explicar o que este arquivo, o que ele faz e como criá-lo.

Conteúdo

  • O que é um arquivo .htaccess?
  • Como criar um arquivo .htaccess padrão no WordPress
  • Conclusão

 

 

 

 

O que é um arquivo .htaccess?

Se você ainda não tem nenhum conhecimento sobre o arquivo .htaccess, aqui está uma chance de ouvir falar dele pela primeira vez. Uma boa razão é: o arquivo é padronizadamente escondido em seu diretório root do projeto. Isso se ele existir de fato, o que nem sempre é o caso.
O arquivo .htaccess não é algo específico para WordPress. Na realidade, qualquer site que utilize o servidor Apache pode usar o arquivo, que serve de configuração para o servidor.  O servidor procura pelo .htaccess enquanto é lançado no website e o executa no caso do arquivo existir nos projetos do diretório root.

O propósito deste arquivo é reconfigurar configurações específicas do servidor Apache. Ele pode se provar útil quando ele aciona certas funções no servidor ligado ou desligado. No entanto, um uso típico é criar redirecionamentos de URLs não-www para www e vice versa. Outros usos incluem configurar privilégios para certos arquivos, bloquear bots ou adicionar tipos de MIMEs. Ele é particularmente responsável por cuidar da segurança de configurações de segurança de seu WordPress. Essas funções são muito úteis durante o processo de desenvolvimento do seu WordPress, assim como você precisará selecionar algumas dessas configurações que lhe assegurem de duas necessidades.

Como criar um arquivo .htaccess padrão no WordPress

Quando você faz o download e instala o WordPress no servidor Apache, por definição ele deverá vir com um arquivo .htaccess. Esse arquivo está escondido, e para vê-lo, você deverá acionar a opção ‘Mostrar Arquivos Escondidos’ no seu sistema de arquivos. Você pode ter acesso a um tutorial completo mostrando as localizações dos arquivos em diferentes sistemas aqui. Mas em alguns casos raros, a instalação do seu WordPress pode não conter o arquivo e nesse caso você terá que criá-lo manualmente.

Abaixo seguem as instruções de como criar um arquivo .htaccess no Gerenciador de Arquivos Hostinger. Contudo, o processo é bastante similar ou idêntico no cPanel. Você pode criá-lo no seu computador e fazer o upload dele em um servidor usando um Cliente FTP.

Comece usando o Gerenciador da Rede StreamHost, navegue pelo diretório cpanel da sua instalação do WordPress. Normalmente, esse diretório é nomeado como public_html. Dentro dele, crie um arquivo de texto e dê o nome de .htaccess.

Abra o arquivo em qualquer editor de texto. Você vai notar que contém algumas linhas de código que determina as configurações padrão do servidor, e o padrão do WordPress se parece com isso:

# BEGIN WordPress
RewriteRule ^index\.php$ – [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
# END WordPress

Apenas copie esse código e cole no novo arquivo .htaccess criado. Salve o arquivo e feche.

  • 0 Utilizadores acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

Remover o link e nome de recuperação de senha – WordPress

Como remover o link de recuperação de senha da página de Login do WordPress.    A forma mais...